quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Lição 6: O Ministério da Reconciliação

Paz do Senhor, é com prazer que apresento esse suplemento de apoio ao Professor da EBD, que Deus te abençoe e lhe dê graça em sua ministração!

1) Apresentação do Tema: O Ministério da Reconciliação

Leitura e análise dos textos:
2Co 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

     Pergunta aos alunos: Qual a palavra chave (mais importante) do texto acima?
                                      O que é reconciliação?  (Anotar as respostas no quadro)
                                      Como acontece a reconciliação?  Quais os passos? Quando deve ser feita?
                                       Qual o Papel da Igreja na Reconciliação.

O Termo Reconciliação (grego: katallaqsantos) a compreensão do termo deriva do sentido de kata = para baixo; e allasso=trocar, reposicionar. Para melhor compreensão, reconciliar é reposicionar aquele que está por baixo, que está caído. Assim, Deus nos resposicionou em Cristo, nos tirou de nossa posição rebaixada e nos colocou na diakonia (ministério) da reconciliação.

2) Estudo do texto base da Lição: 2Co 5:1-21
        Recurso didático: O Visível e Transitório frente ao não-visível e eterno. 2Co 4 (contexto)
         Pergunta Introdutória para os alunos: Qual a diferença entre algo transitório e algo duradouro?
                                                                    Qual a diferença entre algo visível e algo não-visível?
                                                                    O que vale mais: bens tangíveis ou intangíveis?
                                                                    (tangível: que pode ser tocado)
       Pergunta retórica introdutória: Quais os valores mais relevantes para a sociedade atual?
                                                        Será que a Igreja de hoje valoriza mais os bens tangíveis?
                                                        Por que a mensagem da esperança no reino invisível está sendo
                                                            trocada pela mensagem do reino visível?
       Exegese resposta do Professor:
           Em primeiro lugar, Paulo não estava falando de um lar celeste. No capítulo 4 paulo estava falando de tesouro em vasos de barro, ou seja, da fragilidade humana diante da grandeza de Deus. Testemunha todos os sofrimentos que na realidade atingiram apenas o vaso, 4:7-12; exposição que Paulo faz sob a certeza de que o vaso será transformado com/por meio de Cristo à presença de Deus. Por isso Paulo não se acovarda 4:16; enquanto o exterior é destruido o interior é renovado. Mas essa realidade, Paulo já afirmava, só pode ser entendida por aqueles que tem o invisível por objetivo de suas vidas.
       A mensagem de Paulo no capitulo 4 de 2Coríntios vai de encontro à nossa realidade, pois confronta a superficialidade da vida Cristã. A superficialidade está naqueles que vivem somente das aparências, (como seus perseguidores que dependiam da retórica grega para se elevar). Uma vida cristã superficial é aquela que está mais preocupada com o vaso do que com seu conteúdo, mais preocupada com os enfeites que adornam o vaso do que com os valores que deve carregar. Assim, a certeza de que o vaso será transformado somente pode ser afirmada por aqueles que vivem para seu conteúdo, ainda que seja invisível. Não a certeza de ressurreição para vasos enfeitados! A certeza da ressurreição, para Paulo, está em sua aproximação ao ministério e testemunho de Cristo. Quanto mais nossos vasos se identificarem com o de Cristo, mas certeza teremos de que seremos ressuscitados.
     Para Paulo, covarde é aquele que não entrega sua vida para o evangelho com medo de arranhar seu vaso. Com medo de ser perseguido, com medo de ser humilhado, com medo de ser rebaixado. Será que existem crentes covardes em nossos dias?  Somente aqueles que conseguem ver que sua verdadeira vida está com Cristo Jesus são capazes de entregar seu vaso completamente na obra de Deus. Somente aqueles que não vivem pelo que estão vendo, mas que vivem pelo que não estão vendo, vivem verdadeiramente pela fé, pois a fé é a certeza das coisas que não se vêem. Assim, meu amado irmão, ir para a igreja e ter fé são coisas diferentes, praticar religião e ter fé são coisas diferentes. A certeza da salvação não é para aqueles que vêem suas obras, mas para aqueles que vêem a obra de Cristo.
        Recurso didático: A vida Além túmulo  2Co 5:1-5 
         Pergunta aos alunos: Como será a vida além túmulo?
                                           Será que existem casas no céu esperando-nos?
        
         Resposta exegética do professor: 
         Quado Paulo fala de tenda terrestre não está se referindo à nossa casa, mas ao nosso corpo, que, assim como no capítulo 4 se defaz e é frágil. O frágil será transformado em eterno 5:1; o termo "morada no céu" não é literal, mas refere-se à nova vida em Deus, uma vida que não se desfaz, que supera as tribulações, que se completa em Deus, por isso "morada nos céu", ou seja, em Deus. Na cultura judaica era muito comum usar o termo "no céu" com o sentido de "em Deus", como no livro de Mateus que apresenta  "reino dos céus" paralelo aos outros evangelistas que apresentam "reino de Deus".
        Será que essa transformação só acontecerá no futuro? O texto de 2Co 5:5 fala que Deus nos preparou para essa nova vida, e essa preparação se dá pelo Espírito Santo. Ou seja, na teologia Paulina a nova vida em Cristo começa aqui! Somente sobre esse pano de fundo podemos entende a afirmação: "gememos" no v.4.

Pergunta para a turma: Será que os crentes estão gemendo/ansiando pela transformação de seu vaso?

Quando Paulo fala de gemido, não está falando de "dor de barriga", ou de aflição emocional! é só ler novamente o capitulo 4 que você verá que o gemido é de dor e sofrimento que o vaso está passando por levar um conteúdo precioso e ser perseguido por isso. Assim, será que os gemidos dos crentes de nossas igrejas são gemidos de dor pelas perseguições que tem sofrido ao levar o evangelho?  ou será que são gemidos de ansiedade por não terem conseguido as "bençaos" que desejavam? So pode gemer por tranformação aquele que vive o evangelho com integridade capaz de ofender o mundo. Só geme genuinamente aquele que é perseguido por pregar o evangelho e tem no vaso as marcas de Cristo. Esse crente sim está sendo preparado pelo Espírito para a nova vida de Cristo, não como algo futuro, mas a ação do Espírito em sua vida faz com que seu vaso se gaste antes do tempo e necessite da tão esperada redenção.
      A dádiva do Espírito por penhor é a preparação para uma vida com Deus que já começa aqui, para um revestimento de Deus que já começa aqui, para uma vida de santidade que já começa aqui.
   
Recurso didático: O Tribunal de Cristo para todos os crentes 2co 5:6-10

        Pergunta aos alunos: Como será diante do Tribunal de Cristo?
                                         Saber que passaremos diante do tribunal de Cristo muda nossas vidas?
                                         Será que vivemos como pessoas que passarão diante do tribunal de Cristo?

Resposta exegética do professor:
         Novamente torno a dizer que Paulo não está falando de COAB no céu, o texto em questão não está falando de loteamento no céu. Quando Paulo fala de morada celeste, refere-se ao corpo!
         Paulo continua lindamente sua tese de que o corpo é frágil, transitório e ilusório. Quando compara o corpo com a pátria revela que ao viver preocupados apenas com o que vai acontecer com o vaso, apenas com o futuro do vaso, apenas com as decorações do vaso, estaremos exilado do Senhor. Viver para nosso vaso é exilar-se de Deus v.6; viver pelo vaso é viver sem fé caminhando apenas pelo que vemos, apenas pelo exterior, apenas por prêmios palpáveis e brilhosos. De outra forma, viver por fé não é ir à igreja e participar dos programas e cerimôniais, mas não viver apenas para o vaso, e sim para a verdadeira vida que está oculta em Cristo e que se manifestará na ressurreição. No v.7, é preferível exilar-nos do corpo, para morar com o Senhor, não se trata de "casa" mas de confiança. Será que nosso futuro depende de possuirmos uma casa? uma aposentadoria? um salário? ou será que depende de Deus. Nossa vida hoje está centralizada nas preocupações como nosso vaso ou na vida com Deus. Assim a doutrina do Tribunal de Cristo é justamente para julgar aqueles que viveram apenas para o corpo e abandonaram o Senhor v.10. 


Recurso didático: O AMOR DE CRISTO NOS CONSTRANGE 5:11-17
      A Força da persuasão à fé em Cristo Jesus v.11
      A Grando Motivação v.12,13
      O Amor que nos Constrange v.14-17
         Pergunta aos alunos: O que é persuadir?
                                          O que nos motiva a testemunhar?
                                          O que é o amor de Cristo?
                                           O Amor de Cristo nos Costrange?
Resposta exegética do professor:
      Paulo encerra seu argumento teológico de vivencial e passa a falar de seu ministério, da seriedade e zelo com que atua no Senhor, as vezes até com excesso e controle demasiados v.13 cuidando para que os irmãos tenham como responder aos que vivem apenas por aparência; Mas a justificativa de Paulo para suas ações está centrada em Cristo:

2Co 5:14-17 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

1) O Amor de Cristo nos Constrange (Une a Cristo na morte): O termo constranger não tem nada haver com a idéia de vergonha, ou de forçar alguém à fazer algo. O termo constranger no grego significa suneko, (sun = junto; e eko = ter) assim, suneko significa ter junto. No português o termo constranger também é usado no sentido de apertar (ver dicionário houaiss), unir. O sentido de vergonha vem da idéia de oprimir, dai constranger, sendo que a vergonha é o sentimento resultante da opressão. Assim quando dizemos que o amor de Cristo nos constrange, queremos dizer que o amor de Cristo nos une a Ele de tal forma que o mesmo destino dEle será o nosso, ou seja estamos constrangido (unidos à Ele) de tal forma que se um morreu logo todos os contrangidos morreram. 
2) O amor de Cristo nos Constrange (Une a Cristo na vida): Significa que nossa vida não está mais separada de Deus, mas unida de tal forma que, como foi a vida dEle será a nossa v.15; 
3) O amor de Cristo nos Constrange (Une a Cristo na esperança): A ninguém mais consideramos com critérios humanos, ou seja, não somos mais dominados pelos cuidados do vaso, mas pelos cuidados da vida que está oculta em Cristo Jesus, Por isso, se alguém está em Cristo não é mais um vaso velho, mas é nova Criatua!

O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO  5:18-21
    Reconciliação Palavra Chave da nova Criação 18,19
    O Ministério da Reconciliação
    Embaixadores de Deus   
         Pergunta para a classe: Qual a relação entre: Vaso Frágil, o Amor de Cristo e a Reconciliação?

Resposta exegética do Professor:
        Agora podemos entender melhor o ministério da reconciliação. Assim, conforme o contexto, a idéia de inimizade nem aparece, nem figura, mas a mudança de posição de frágil, temporal, tangível para uma nova criação, eterna em Cristo. A reconciliação executada por Cristo, de acordo com Paulo, nos alcansou em nossa miséria e nos elevou a posição de restauradores. Por isso tudo que era antigo, a vida baseada nos cuidados do vaso, já passou v.15;v.17, pois fomos reconciliados, não vivemos mais para o vaso, não vivemos mais de acordo com esse mundo, não vivemos apenas por vista, mas por fé. Tudo é obra de Cristo v.18
      Deus estava em Cristo reconciliando o mundo, ou seja descendo até o homem e restaurando sua posição. Não apontando os delitos, não apontando os erros ou a fragilidade do vaso, mas lhe confiando algo superior, mensagem da reconciliação.
      Somos Embaixadores de Deus em Cristo. Deixai-cos reconciliar com Deus. A mesagem da reconciliação não fala de inimizade mas de ofensa, de pecado. Os ser tratado como pecador Deus nos inocentou 5:21; esse é o ministério da reconciliação, ou seja o ato de salvar a pessoa de seu estado, de descer até a pessoa e restaurar sua posição.

Conclusão
    Pergunta para a turma: Quais Lições Aprendemos?
         1) Não devemos viver por vista, não devemos viver para embelezar o vaso terrestre
         2) A tranformação futura começa hoje!
         3) Todos Comparecerão diante de Cristo (Para dar conta da vida que regeu seu corpo)
         4) O Amor de Cristo nos Constrange à uma nova vida
         5) A Nova vida está baseada no ministério da reconciliação


Que Deus te abençõe!
Pf. Mtr. Eduardo Sales de Lima
Blog:teologiasalesiana.blogspot.com
AD Maringá/PR












    



3) Afirmações Teológicas

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